quarta-feira, 18 de março de 2009

AVALIAÇÃO DO RSS

Tarefa do curso Jornalismo 2.0, minha avaliação do leitor de RSS foi feita em duas frentes. Na primeira, conforme pedido no exercício, baixei e configurei e, casa o FeedDemon, sem nenhuma dificuldade. Assinei atualizações de dois weblogs ligados a jornalismo e tecnologia e acompanhei as atualizações com uma comodidade que realmente me surpreendeu. Nessa parte do trabalho, avaliei o processo de instalação como facílimo e a tarefa mais complicada – ainda assim, muito simples – foi escolher o leitor de RSS.
A outra frente da avaliação ocorreu no trabalho e veio a partir da leitura da íntegra do primeiro chat do curso, do qual não participei. Como no jornal não podemos fazer downloads de programas nos terminais que utilizamos, decidi usar, lá, o Google Reader. Além disso, como minha necessidade de informação é completamente diferente no ambiente profissional, configurei para o Reader a atualização de dois sites de notícias ligados de alguma forma a agências de notícias que assinamos (UOL – Agência Folha e Estadão.com – Agência Estado). Dessa forma, o Reader mostrava as atualizações dos dois na mesma tela, aberta durante todo o meu expediente, me poupando o trabalho de pelo menos três comandos por vez para consultar cada agência no programa de edição da empresa. Quando entrava alguma atualização que me interessava publicar no jornal, aí sim eu ia ao diretório da agência procurar a matéria que me interessava – ou avisava aos subeditores específicos que o fizessem.
A configuração do Reader é facílima e sua maior vantagem é ser um serviço “internet based”, ou seja, que pode ser acessado de qualquer computador, bastando fazer o login. Ao chegar ao trabalho, tinha o inconveniente de ver diversas atualizações que não pude acompanhar (desde o dia anterior). Mas também é fácil marcar todas como lidas e, assim, “zerar” o dia.
O aprendizado mais importante proveniente deste exercício é a importância de ser seletivo. Não adianta querer acompanhar as atualizações de muitos sites ou weblogs via RSS ou Reader. O resultado é uma avalanche de notificações que acaba gerando um stress terrível. O ideal é só assinar o RSS dos endereços de que realmente queremos monitorar TODAS as atualizações. Caso contrário, é melhor visitar o website uma ou duas vezes ao dia, ou, no caso dos portais onde o serviço é disponível, assinar o RSS de seções específicas, em vez de monitorar todo o portal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário