domingo, 22 de março de 2009

CADÊ A CURA DO STRESS?

Você já experimentou comparar os resultados de diversos sites de busca para o mesmo tema? Eu experimentei. Como exercício do curso Jornalismo 2.0, tivemos uma missão, digamos, impossível em termos literais: buscar a cura do stress.Se curar o stress é impossível, encontrar um resultado eficiente para CURA DO STRESS nos sites de busca parece igualmente desafiador.
As ferramentas comparadas foram os sites Google, Yahoo!, Altavista, Radar Uol, Clusty, MSN, Ask.com e DogPile. Os cinco primeiros resultados (descartados os links patrocinados), suas coincidências e discrepâncias você pode conferir na tabela abaixo (clique para ver ampliada), que revela uma infinidade de links comerciais, blogs que citam superficialmente o assunto e até blogs de ex-alunos do curso.




REVIRANDO O LIXO

Comparar ferramentas de busca na web nos mostra que o melhor buscador está no usuário. É isso mesmo. O alto volume de informações jornalisticamente irrelevantes nos mostra que o principal elemento da procura é o senso crítico do usuário. Mais ainda, ensina que quanto mais objetivos somos ao inserir os dados de busca melhores os resultados obtidos com o uso dessas ferramentas.
Assim, uma busca com os itens CURA+STRESS+TEORIA ou com CURA+STRESS+TRATAMENTO geram resultados mais específicos, e assim por diante.
Outro dado interessante é o bom posicionamento de alguns blogs em vários dos sistemas de busca utilizados. Prova disso é a frequência dos blogs Lixo Tipo Especial e Jornalismo 2.0 e Outras Estórias no resultado das buscas.


UM É POUCO? DOIS É DEMAIS!

Diante do grande número de coincidências na comparação dos resultados dos buscadores, fica claro que, ao usuário, basta escolher o que mais lhe agrada e inserir o maior número de dados possível sobre a busca desejada. A escolha das palavras-chave é mais importante para a eficácia da busca que a ferramenta da Web oferece. Lembrando que, segundo estimam especialistas, nenhum dos sites de busca cobre mais que 20% do conteúdo da Web.
Então, mãos à obra e... boa sorte!


2 comentários:

  1. Oi Liliane,
    Teus dois posts estão ótimos. Títulos criativos e texto bem testemunhal, o que torna a leitura atraente e agradável para o visitante do teu blog. A única observação se refere à tabela sobre buscas. Ela ficou mínima e terias duas opções: desmembrá-la em mais de uma tabela para garantir visibilidade ou então orientar o leitor a clicar sobre a imagem para ver os detalhes.
    O cabeçalho do tue blog com a foto da tourada transmite mais o título "E agora Jornalista", transmite a idéia de que o profissional está acossado ou perseguido. Fiz a leitura correta?
    Parabéns
    Carlos Castilho

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, Castilho. O jornalista acuado, no melhor estilo "se correr o bicho pega, se ficar..." A minúscula tabela foi um desafio gigantesco mesmo. Já incluí o aviso para clicar, a fim de ampliá-la, mas realmente não ficou como eu queria. Mas só vi seu "tutorial" para inserção de tabelas depois de entregar o exercício. Então, valeu pela experiência (traumática), que começou com o Excel. Hahaha! Mas a gente aprende... ah, aprende!!! Um abração!

    ResponderExcluir