domingo, 29 de março de 2009

NEM CONVENCEU!

A Seleção Brasileira não convence. Nem a sair de casa. Neste domingo, 29 de março, dia de enfrentar o Equador pelas Eliminatórias da Copa de 2010, o belo-horizontino sequer se deu ao trabalho de sair de casa para torcer. Parece que estava antecipando a atuação sofrível da equipe de Dunga.

O tempo não ajudou. O sábado teve cara de filme de terror na capital mineira. Muita chuva, um friozinho e a neblina cobrindo a serra que abraça a cidade (veja acima). O domingo até que ia bem, e, teoricamente, não haveria motivo para o torcedor abrir mão da cerveja gelada com os amigos durante a partida. Até porque quem conhece Belo Horizonte sabe do ditado que reina por aqui: “Quem não tem MAR vai ao BAR”.

Não foi bem assim. Quando os jogadores se perfilaram para a execução dos hinos, poucos torcedores se preparavam para assistir a partida nos bares. No AstronBeer, no Buritis (foto abaixo), os clientes pareciam alheios ao jogo, ignorando, inclusive, o apelo da nova TV de 50 polegadas, investimento do proprietário focado principalmente nos eventos esportivos.



O dono do negócio, Eduardo Reis, de 29 anos (ao lado), conta que, comparados aos dias de jogos dos times mineiros da Série A do Brasileirão – Atlético e Cruzeiro –, os dias em que joga a seleção são de movimento fraco. “É como se os jogos da seleção não valessem nada. O brasileiro já tem a classificação para a Copa como certa”, diz.

O dia da semana também parece ter relação direta com o patriotismo futeblístico e a relação é matemática. Segundo Eduardo, comparado a um dia de jogo do Galo ou da Raposa, o público da Seleção no bar é de 40% em dias de semana e de apenas 20% quando a partida acontece no domingo. “Parece que quando o jogo é na quarta ou na quinta, serve como mais um pretexto para as pessoas virem ao bar. No domingo, Seleção não enche bar”, afirma.

Para aqueles que venceram o desânimo e saíram de casa ontem, em busca de companheiros torcedores da Seleção, o recado da equipe de Dunga me pareceu claro: Bem feito! O time jogou mal, passou aperto e obteve um empate injusto em 1 a 1, chegando a ter vantagem no placar. Provavelmente, no Equador, os bares ficaram lotados.

5 comentários:

  1. Oi Liliane, sua idéia de pauta foi bem legal. Idéia de quem faz cobertura diária mesmo né? Vi seu comentário sobre as dificuldades dos frilas. Eu que já fui até diretora de redação de revista e hoje sou frila sinto bem isso. É muito mais difícil mesmo ter acesso às mesmas fontes, etc e tal. A gente sofre mesmo. Gostei de ler seu texto, não está cansativo, fui até o final, o que acho que em se tratando de blog é um bom sinal. E até queria uma dica... Como foi que você conseguiu inserir fotos ao lado dos textos? Eu fiquei horas tentando fazer isso, mas as minhas fotos insistiam em ficar no topo, abaixo do título. Me ensina?

    Abraço, Mônica Krausz

    ResponderExcluir
  2. Ei Liliane, somos as duas únicas de BH no curso, você viu?
    Gostei muito de seu texto. Tem uma característica que preciso aprender: descomplicado e gostoso de ler. Eu tenho que me policiar para não colocar dois verbos, dois adjetivos, dois tudo na frase (como estou fazendo agora)...hehehe...Acho que é querer explicar demais.
    Bem, ademais, se souber de frilas, estou procurando!!
    Abraços mineiros, Marina

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos elogios, Mônica e Marina. Para Mônica: Eu faço o seguinte para definir onde colocar as fotos: Escolho a posição no blogger (central, esq ou dir) e dou ok. A foto aparece no alto, como acontece contigo. Aí vou em editar html, pego o comando da foto (control + x) e colo onde eu quero que ela entre no texto. Aí fica tudo bonitinho... Depois você tenta... É só prestar atenção onde começa e onde termina o comando html para a inclusão da foto.

    Pois é, Marina, acho que somos as duas de BH mesmo. Você é parente do Serginho Utsch? Fico feliz que tenha achado o texto gostoso. Acho que sempre escrevi um pouco como texto para TV, descomplicado mesmo, meio brincalhão... e cortando palavras, sempre. O mais legal desse curso é que fazia tempo que eu não escrevia, só edito e faço gestão... então descobri que tava morrendo de saudade!!! Maluco, né? Enfim, espero não parar... mas ainda procuro um tema para um blog posterior ao curso...
    Se souber de qualquer coisa, te aviso sim.
    Beijo pras duas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Liliane,
    Faço coro aos comentarios da Mônica e da Marina. O teu texto tem o mérito de descobrir um fato novo numa situação corriqueira, como é a de ver um jogo de futebol em bares. O grande fato do teu post está no final. A seleção brasileira só consegue mobilizar metade da torcida que assiste jogos do Cruzeiro ou do Atlético Mineiro em bares de Belo Hortizonte, nos dias úteis. Se o jogo for num domingo, aí então o prejuizo dos bares é ainda maior.....
    Abraço
    Castilho

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Castilho... Prejuízo maior sofremos nós, torcedores, né? Hehehehehe! Eu tenho muita dificuldade em escolher a pauta. Vejo pauta em tudo e, ao mesmo tempo, acho tudo óbvio. Mas o que é óbvio pra uns é novidade para outros. Isso é a base da comunicação, né? Caso contrário, ninguém contaria nada que, a priori, já sabe... Então, o negócio é dividir...
    Obrigada pelos comentários.
    Abração!

    ResponderExcluir