sábado, 11 de abril de 2009

RECEITA DE BOLO

Depois de elaborar a sinopse, é hora de fazer o roteiro, que é uma espécie de plano do vídeo. Nele, a gente coloca tudo que vai ter, com uma contagem de tempo previsto e o máximo de detalhes sobre o que vamos colocar em cada cena. O objetivo é facilitar o trabalho, uma vez que, lendo o roteiro, já se tem uma boa idéia do que virá no vídeo. É como uma receita de bolo. Você abre, lê, busca os ingredientes e segue o modo de fazer. Direitinho, assim, não tem erro! Quer ver só?


PAIXÃO DOS HOMENS - ROTEIRO

00:00:00
Abertura:
Tela preta com o nome do filme “Paixão dos Homens” passando em fade para imagens abertas da fila de espera da doação de peixes na manhã de Sexta-feira da Paixão, no Bairro Bonfim, em Belo Horizonte. Som de fundo: Música “Milagre dos Peixes”, de Milton Nascimento.
Imagens captadas com uma câmera Canon-A620.
OFF: A sexta-feira da Paixão começa mais cedo para os pobres de Belo Horizonte. Para alguns deles, um dia antes, quando chegam para garantir lugar na fila da distribuição gratuita de peixes. A iniciativa já está em seu décimo-sétimo ano e, dessa vez, a primeira da fila foi Cleide Valdete Gomes, de 49 anos, moradora do Bairro Castanheiras.

00:00:32
Entrevista com Cleide Valdete Gomes (na cadeira de rodas), que chegou ao local no dia anterior, às 10h da manhã. Ela conta quando chegou, quem veio com ela e quantas pessoas vão comer, juntas, o peixe que levarão dali. Plano americano.

00:01:30
Cena da cadeira de rodas de Cleide Valdete Gomes sendo empurrada para dentro do galpão onde os peixes são doados e corte para ela, ao sair, com o peixe na mão, dizendo que está muito feliz.

00:01:55
Cena do momento em que a fila da esquerda é liberada para entrar no galpão. Pela portinha monitorada por policiais militares, entra um de cada vez e a fila toda anda, do lado de fora, encostada aos muros dos edifícios.
OFF: Depois dos muito idosos e dos portadores de deficiência, é a vez de a fila única andar. Pessoas de toda parte da cidade e até das cidades vizinhas comparecem para incrementar o almoço da sexta-feira da Paixão. Muitos trazem parentes, para voltar para casa com mais peixes e a maioria passou a noite na rua, esperando a distribuição das senhas.

00:02:30
Imagens internas do galpão, na linha de distribuição dos sacos com os peixes.
OFF PROSSEGUE: Cada pessoa tem direito de receber dois quilos de sardinha ou cavalinha. A fila anda rápido, todos tem pressa de voltar para casa. Segundo o empresário que faz a doação, os peixes vem de Cabo Frio, litoral do Rio de Janeiro, e a caridade é uma lição aprendida com os avós.

00:03:00
Entrevista com o empresário Afonso Teixeira, que se diz muito comovido em poder fazer a caridade da doação. Plano americano.

00:03:20
Cenas de pessoas saindo do galpão, felizes, com os peixes nas mãos.
OFF: Receber o peixe de graça é como uma unção divina. O sacrifício da noite dormida na rua se dissipa. A solidariedade, na sexta-feira santa, ganha conotação religiosa e comove até quem está ali para garantir a ordem

00:03:40
Entrevista com o Sargento Lino Costa, que diz que participa do evento pela terceira vez e que considera muito gratifcante estar ali (plano americano). Lino conta ainda que a maior dificuldade é que idosos e portadores de deficiência são conduzidos ao início da fila, mas algumas pessoas não aceitam isso.

00:04:00
Imagens gerais da fila andando.
OFF: Sexta-feira, 10 de abril de 2009. Como num passe de mágica, a Paixão dos Homens termina na saída da fila do peixe... para recomeçar, provavelmente, logo após o almoço.
Sobe o som: "Pescador de Ilusões", de O Rappa.
Sobem os créditos do documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário